Assoc. Desp. Rec. Benfiquista - Casa do Benfica no Seixal
Associação Cultural do Seixal (Artes)
Associação Cultural Rancho Foclórico "Alegria da nossa terra"
Associação de Moradores do Pinhal das Areias 1º de Maio
Associação Desportiva e Cultural Azinhaga das Paivas
Associação dos Serviços Sociais dos Trab. das Autarq. do Seixal
Associação Náutica do Seixal
Associação Naval Amorense
Aurpicm - Assoc. Unitária Refor. Pens. e Idosos do Casal do Marco
Casa do Povo de Corroios
Centro Convívio e Desportivo de Vale Milhaços
Centro Cultural Desportivo Pinhal do Vidal
Centro Cultural e Desportivo das Paivas
Centro Cultural e Recreativo do Alto do Moinho
Centro de Solidariedade Social Pinhal de Frades
Clube Associativo Santa Marta do Pinhal
Clube de Campismo Luz e Vida
Clube de Ciclismo da Aldeia de Paio Pires
Clube Desportivo e Cultural do Casal do Marco
Clube Desportivo e Recreativo Águias Unidas
Clube Desportivo e Recreativo do Fogueteiro
Clube do Pessoal da Siderurgia Nacional
Clube Recreativo da Cruz Dde Pau
Clube Recreativo e Desportivo Brasileiro Rouxinol
Clube Recreativo e Desportivo das Cavaquinhas
Clube Recreativo e Desportivo de Miratejo
Ginásio Clube de Corroios
Grupo de Folclore Estrelinhas do Sul
Grupo Desportivo Cultural Recreativo da Quinta da Princesa
Grupo Desportivo do Cavadas
Grupo Desportivo e Cultural Aguias de Vale Milhaços
Grupo Desportivo Os Unidos do Arco
Grupo Flamingo - Associação de Defesa do Ambiente
Grupo Recreativo de Santo António
Grupo Recreativo e Cultural Cariocas Futebol Clube
Independente Futebol Clube Torrense
Judo Clube do Sul
Nucleo dos Naturais e Amigos da Vila de Cabeço de Vide
Paio Pires Futebol Clube
Portugal Cultura e Recreio
Sociedade Filarmonica Democratica Timbre Seixalense
Sociedade Filarmonica Operaria Amorense
Sociedade Filarmonica Uniao Arrentelense
Sociedade Filarmonica Uniao Seixalense os Prussianos
Sociedade Musical 5 de Outubro
Uniao Recreativa Juventude de Fernao Ferro

Direção

Assembleia Geral

Conselho Fiscal

A Associação das Colectividades do Concelho do Seixal (ACCS) surgiu da vontade do movimento associativo, no sentido de fortalecer a sua voz no diálogo com outras Entidades e acima de tudo promover o diálogo entre todos as colectividades e outras associações do concelho, com vista a uma maior cooperação e estabelecimento de objectivos comuns e/ou parcerias, visando ser um espaço primordial e até então inexistente de troca de ideias e experiências.

Foi no 3.º Encontro de Colectividades do Concelho do Seixal, realizado no dia 25 de Novembro de 2000, no Fórum Cultural do Seixal, onde estiveram representadas a esmagadora maioria das colectividades do concelho, que se decidiu, por unanimidade, criar até Abril de 2001, uma associação concelhia representante dos interesses de todas.

Para levar a efeito a tarefa de criação da Associação foi nomeada ainda nesse mesmo Encontro uma Comissão Instaladora constituída por 7 Colectividades do Concelho:

  • Clube Desportivo e Recreativo Águias Unidas;
  • Clube Recreativo da Cruz de Pau;
  • Independente Futebol Clube Torrense;
  • Centro Cultural e Recreativo Alto do Moinho;
  • Clube de Pessoal da Siderurgia Nacional;
  • Clube de Campismo Luz e Vida;
  • União Recreativa Juventude Fernão Ferro.

Volvidos cerca de 5 meses, de reuniões e outro trabalho necessário efectuado pela Comissão Instaladora, a A.C.C.S. tornou-se oficialmente uma realidade no nosso Concelho, a 30 de Março de 2001, tendo sido aprovados em Assembleia Geral Constituinte os Estatutos por unanimidade. Nesse mesmo dia e em Assembleia Eleitoral foram eleitos os primeiros Órgão Sociais que tomaram posse a 30 de Abril de 2001.

Actualmente a ACCS funciona no Centro de Recursos do Movimento Associativo em instalações cedidas pela Câmara Municipal do Seixal e desenvolve a sua actividade em prol da coesão e organização do movimento associativo concelhio.

Destaca-se da sua acção a participação em vários projectos comunitários como é o caso da Rede Social, do Seixal Saudável e da revisão do Plano Director Municipal, bem como a organização do Agita Seixal e as comemorações do Dia Nacional das Colectividades. De realçar ainda a participação nas iniciativas nacionais da CPCCRD e a colaboração sempre que possível nos projectos nacionais da mesma.

Em construção

Denominação e Sede
1- As Coletividades Culturais, Recreativas e Desportivas, sem fins lucrativos, do Concelho do Seixal, deliberaram associar-se e constituir entre si uma ASSOCIAÇÃO que se regerá, especialmente, por estes Estatutos.
2 - Esta entidade associativa denomina-se “Associação das Coletividades do Concelho do Seixal”, adiante e abreviadamente designada por “ASSOCIAÇÃO” podendo usar ainda a sigla, A.C.C.S.
3 - A Sede provisória da ASSOCIAÇÃO ficará instalada na Rua Miguel Bombarda, n.º 82, Seixal e poderá mudar a sua sede social para qualquer outro local do Concelho do Seixal por deliberação da Assembleia Geral, cumpridos os convenientes procedimentos legais e estatuários.

Objecto
1 - A ASSOCIAÇÃO tem como objeto definir projetos de interesse comum e formas de ação conjugada visando a resolução de dificuldades por todos sentidas, criar estruturas de apoio à elaboração daqueles projetos e afirmar a identidade própria do associativismo do Concelho do Seixal, de forma organizada e integrada na ação global desenvolvida pelo Movimento Associativo à escala do País.
2 - Para a realização do seu objeto, competirá à ASSOCIAÇÃO:
a) Defender os interesses das Coletividades junto dos organismos públicos e privados;
b) Promover ações de formação, seminários, encontros e outras, para melhorar o nível de preparação associativa dos dirigentes;
c) Fomentar o intercâmbio de experiências e a troca de circulação célere de informação;
d) Dinamizar projetos próprios ou comuns, relações associativas e a cooperação com Coletividades de outras áreas, em articulação com estruturas similares de âmbito local, distrital ou regional e nacional.

Prossecução dos fins
1 - Para a prossecução dos seus objetivos, a ASSOCIAÇÃO promoverá reuniões com e entre os seus associados, encontros sectoriais, seminários, conferências, debates, exposições e todas as demais atividades que à Direção pareçam adequadas e conforme o que estiver estipulado no seu Regulamento Interno.
2 - O Regulamento Interno, será elaborado sob a responsabilidade da Direção e aprovado pela Assembleia Geral, podendo por esta ser alterado mediante proposta da Direção ou pelo menos um quinto dos associados, em Assembleia Extraordinária expressamente convocada para o efeito.